Empregos

Carteiras de Trabalho esquecidas na Funtrab somam 1.650 no semestre

Priscilla Peres | 13/07/2015 14:51
Para retirar o documento, precisa ser o titular com RG em mãos. (Foto: Divulgação)
Para retirar o documento, precisa ser o titular com RG em mãos. (Foto: Divulgação)

De janeiro até agora, 1.650 pessoas solicitaram a emissão de Carteira de Trabalho, mas não foram retirar o documento. De acordo com a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) apenas o titular e com RG em mãos, pode fazer a retirada da carteira, das 7h às 18h30.

Para retirar a CTPS, os interessados devem comparecer na Funtrab, à Rua 13 de maio, 2773, e se dirigir ao setor de Carteira de Trabalho. O documento é importante para que o cidadão tenha protegidos direitos trabalhistas e previdenciários, como salário regular, férias, décimo-terceiro salário, repouso remunerado e aposentadoria.

Na nova Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida por meio informatizado, é valorizada a segurança contra fraudes. O documento possui capa azul em material sintético mais resistente de que o usado no modelo anterior é confeccionado em papel de segurança e traz plástico autoadesivo inviolável que protege as informações relacionadas à identificação profissional e à qualificação civil do indivíduo, que costumam ser as mais falsificadas. As mudanças contribuíram para assemelhar muito a nova CTPS ao passaporte.

Para quem ainda pretende solicitar a emissão da 1ª via da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), são necessários: RG; CPF; Comprovante de Residência e Certidão de Nascimento ou Casamento (para comprovação obrigatória do estado civil). Não será aceita a CNH como documento. O prazo de entrega da CTPS informatizada é até 15 dias úteis.

Nos siga no