Cidades

Em uma semana, 12 crianças com leishmaniose foram internadas no HU

Paula Vitorino | 22/02/2011 18:13

Números de pacientes da pediatria com a doença tem aumentado desde o início do ano

Internações de crianças com leishmaniose no HU têm crescido nos dois últimos meses. (Foto: João Garrigó)
Internações de crianças com leishmaniose no HU têm crescido nos dois últimos meses. (Foto: João Garrigó)

Em uma semana, ao menos 12 crianças foram internadas com leishmaniose no Hospital Universitário (HU) em Campo Grande. A reportagem do Campo Grande News apurou que entre 15 pacientes da ala de pediatra do hospital, 12 estavam internados com leishmaniose, na última sexta-feira (18).

As crianças atendidas são da Capital e de cidades do interior de Mato Grosso do Sul.

Segundo informações da médica infectologista pediatra do HU, Yvone Maia Brustoloni, o número de internações de pacientes entre 1 e 12 anos infectados com leishmaniose têm aumentado desde meados de janeiro deste ano.

Hoje (22), de acordo com a pediatra, seis crianças com a doença estão internadas no HU. As demais, receberam alta recentemente – os pacientes ficam em torno de 20 dias no local.

As causas para o alto índice do número de crianças com leishmaniose é desconhecida pelos funcionários do hospital.

“Atendemos uma média de 6 pacientes por mês, durante todo o ano, mas realmente tivemos um aumento considerável nos dois últimos meses”, afirma Yvone.

Por ser o hospital referência no tratamento da doença no Estado, os paciente diagnosticados com leishmaniose de outras cidades são encaminhados para tratamento na Capital.

Ainda de acordo com a infectologista, quase 100% dos pacientes internados tiveram uma boa recuperação, graças ao diagnóstico precoce e o tratamento correto. Nenhum óbito pela doença foi confirmado pelo setor de pediatria do HU.

A reportagem não conseguiu contato com a SES (Secretária Estadual de Saúde) para informar como está a situação da leishmaniose no Estado.

Nos siga no