Cidades

Em tempos de calor intenso, casa organizada evita infestação de ratos

Mariana Lopes | 09/02/2014 08:11

Em tempos de calor intenso e muita chuva, não há máquina de carpir que vença o crescimento do mato, que é o esconderijo perfeito para os ratos. Principalmente nesta época do ano, o transtorno que esses bichos trazem é enorme. Por isso, manter a casa limpa e organizada ajuda a evitar infestação dos roedores.

A situação piora em locais onde há terrenos baldios, que dificilmente recebem manutenção com frequência. Geralmente os ratos ficam escondidos durante o dia nestes ambientes, ou também em esgotos, e à noite vão para as residências.

O engenheiro agrônomo José Henrique Zanoni explica que os ratos vão atrás de alimento, e isso vai desde o lixo doméstico à ração de animais de estimação, tanto a que fica na tigela quanto a que está guardada na embalagem. Ou seja, o próprio ser humano proporciona um ambiente atrativo aos ratos.

“Com o calor, os animais, assim como os seres humanos, sentem mais fome. Este fator é aliado ao ambiente que as pessoas criam em casa, de alimento e bagunça para os ratos se instalarem”, ressalta Zanoni.

Nas casas, os roedores costumam procurar abrigo dentro de fogão, máquina de lavar roupa, motor de geladeira, telhado e sofás.

O engenheiro agrônomo alerta que os ratos têm hábitos noturnos. Por isso, se caso o morar perceber a presença dos roedores durante o dia é porque há indícios de infestação no ambiente e grande concorrência de alimento entre eles.

Perigo – Como o rato é um transmissor de doenças em potencial, é necessário ficar atento às infestações. Zanoni explica que o roedor defeca e urina nos ambientes, e isso pode prejudicar a saúde das pessoas que moram na casa e também dos animais.

“A urina e as fezes do rato transmitem doenças, e eles podem fazer perto da ração do cachorro, por exemplo, que pode ingerir, o animal pega a doença e passa para o ser humano”, exemplifica o agrônomo.

Zanoni ressalta que limpeza e organização são muito importantes para evitar a presença dos ratos. Contudo, quando os roedores já estão no local e deixam dezes e urina pela casa, é necessário alguns cuidados na hora de fazer a higienização do ambiente.

“Antes de limpar, a pessoa deve jogar uma poção de cloro, além de usar luvas e máscara para recolher os dejetos do animal”, orienta Zanoni.

CCZ – Em casos nos quais a infestação de ratos foge do controle do morador, a opção é recorrer a uma empresa especializada de dedetização ou ainda ao CCZ (Centro de Controle de Zoonose).

Na casa do mecânico Osvaldo Maidana da Rocha, 40 anos, localizada no bairro Monte Castelo, em Campo Grande, a infestação de ratos estava incontrolável. Após dois meses tentando exterminar os roedores, ele desistiu e recorreu ao CCZ.

“Comprei veneno para espelhar pelo quintal e forro da casa, cheguei até a arrumar um gato, mas eles não morriam, e voltavam no dia seguinte”, conta Osvaldo. Foi então que ele entrou em contato com o Centro de Zoonose e solicitou socorro.

“Demorou uns três dias para virem até a minha casa, mas vieram”, comenta o mecânico. Segundo Osvaldo, a equipe do CCZ espalhou espécies de iscas nos pontos onde os ratos costumam andar. “Aparentemente resolveu, não vejo mais os bichos com a frenquência de antes”, pontua Osvaldo.

Além das iscas, a equipe do CCZ orientou a família de Osvaldo a não deixar a a ração do cachorro no quintal durante a noite, salientando que os ratos vêm atrás de comida.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, em caso de infestação de ratos, o morador deve ligar no CCZ e fazer a solicitação de controle no ambiente. O pedido pode ser feito pelo telefone 3314-5000.

Nos siga no Google Notícias