Cidades

Em reunião com ministro, senadores de MS pedem intervenção em área de conflito

A medida seria para evitar que novos conflitos aconteçam na região que está sob tensão

Michel Faustino | 14/06/2016 21:40
No Ministério da Justiça, Pedro Chaves, Simone Tebet e Waldemir Moka discutem conflitos em Caarapó. (Foto: Divulgação).
No Ministério da Justiça, Pedro Chaves, Simone Tebet e Waldemir Moka discutem conflitos em Caarapó. (Foto: Divulgação).

Os três representantes de Mato Grosso do Sul no Senado Federal, se reuniram, na tarde desta terça-feira (14), com o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, para cobrar providências afim de estabilizar a situação na região da fazenda Yvu, próximo a aldeia Te’yikuê, em Caarapó, município a 283 quilômetros de Campo Grande. Uma pessoa morreu e pelo menos outras seis ficaram feridas durante o conflito envolvendo índios e fazendeiros ocorrido na manhã de hoje. A situação no local é tensa e existe risco eminente de novos conflitos.

O senador Pedro Chaves (PSC) reiterou ao ministro a necessidade de intervenção da União, para evitar que novos conflitos aconteçam. O parlamentar lembrou ainda, que é preciso chegar a um consenso quanto as demarcações de terras no Estado.

"Há um questionamento muito grande sobre as demarcações de terras – algumas feitas via portaria, outras por decreto -, que levam as comunidades indígenas a invadirem terras dos ruralistas, certificadas e comprovadas há mais de 100 anos. Nós fomos pedir a intervenção do ministro da Justiça no sentido de pacificar essa situação e, se necessário, enviar a Força Nacional", reiterou.

Para o Senador, a solução ideal seria desapropriar as terras dos ruralistas que estão sendo contestadas inclusive pelo Incra, remunerando os fazendeiros devolvendo-as às comunidades indígenas. "O importante é remunerar a terra nua e suas benfeitorias”, defendeu o senador.

O número de policiais militares, civis, federais e rodoviários federais cresce em Caarapó. Eles se mobilizaram no Batalhão da PM do município e aparentemente traçam um método de ação para conter o clima de conflito na região.

A fazenda Yvu, motivo do conflito, foi invadida por guaranis kaiowá no domingo. Os indígenas alegam ser donos da terra, que teria passado por processo de demarcação em 2015.

Nos siga no