Cidades

Em MS, projeto oferece mais de mil vagas para formação de professores

Vinícius Squinelo | 23/08/2011 23:42

Até 10 de setembro estão abertas as pré-inscrições para o Parfor (Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica). Em todo o Brasil serão oferecidas aproximadamente 30 mil vagas para cursos que terão início no primeiro semestre de 2012. Em Mato Grosso do Sul, 1030 professores serão qualificados pelo programa.

A previsão é que, desse total de vagas no Estado, a UEMS ofereça 460 que serão distribuídas entre as cidades de Aquidauana (Física e Química); Campo Grande (Letras - espanhol); Coxim (Física e Química); Naviraí (Física e Química); e Dourados (Informática/computação e Letras – espanhol).

Os professores em exercício na rede pública de educação básica já podem realizar as pré-inscrições em cursos de licenciatura presenciais. O Parfor Presencial é uma ação organizada e financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para atender os objetivos da Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica.

O objetivo principal é garantir aos professores em exercício na rede pública de educação básica a formação acadêmica exigida pela Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional, bem como promover a melhoria da qualidade da educação básica.

Para isso, são ofertados cursos de primeira licenciatura, para professores que não tenham formação superior; de segunda licenciatura, para professores que atuem há pelo menos três anos em área distinta da sua formação inicial; e formação pedagógica para professores graduados, mas não licenciados.

Nos siga no Google Notícias