Cidades

Em Dourados, primeira Vila Olímpica Indígena do Brasil será inaugurada amanhã

Ana Paula Carvalho | 08/05/2011 17:07

Vila atenderá as aldeias Bororó e Jaguapiru

Vila Olímpica será inaugurada amanhã (Foto: Divulgação)
Vila Olímpica será inaugurada amanhã (Foto: Divulgação)

Dourados é o município com a maior população indígena do país, em torno de 12 mil índios das etnias guarani, kaiowá e terena. Esse foi um dos motivos para a cidade ser escolhida para receber a primeira vila olímpica. Além disso, a reserva local é considerada como uma das mais violentas do Brasil e o esporte é uma forma de tentar mudar esse quadro.

A Vila Olímpica foi iniciada em 2008 e possui uma área de 29 mil metros quadrados, com quadra de esportes, vestiário, campo de futebol com vestiários, pista de atletismo, quadra de vôlei de areia e calçamento. O espaço dispõe também de área verde, com arborização e jardinagem.

A programação de inauguração prevê ainda várias atividades durante o dia, incluindo apresentação de danças típicas e a participação das crianças que integram o Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) Indígena.

Segundo a assessoria da prefeitura de Dourados, o governador André Puccinelli e o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, participarão da inauguração que está prevista para acontecer às 11h30.

Nos siga no