Cidades

Em dois dias, 500 se inscreveram no Vale Universidade

Redação | 24/01/2008 15:45

Nos primeiros dois dias do período de inscrições para o Vale Universidade, pelo menos 500 já se inscreveram para concorrer a uma bolsa parcial de estudos. A informação é da secretária de Estado de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária, Tânia Mara Garib. O prazo termina em 12 de fevereiro.

Para a secretária, muitos dos inscritos são estudantes que por algum motivo foram desclassificado do programa de bolsas do governo anterior e que vão iniciar um curso superior neste ano.

Para se inscrever o estudante precisa comprovar renda per capita familiar igual ou inferior a um salário mínimo e ou renda familiar não superior a R$ 1,5 mil. O acadêmico deve, ainda, estar matriculado em curso de graduação ou licenciatura, autorizado pelo Ministério da Educação; ter freqüência regular de, no mínimo, 90% das aulas em cada semestre letivo; não possuir outro curso de graduação de Nível Superior; ter residência fixa no Estado de Mato Grosso do Sul há mais de dois anos; não ser beneficiado por qualquer outro tipo de bolsa remunerada ou de auxílio financeiro, com a mesma finalidade do Vale Universidade e não ter registro de reprovação de qualquer disciplina, durante o semestre ou ano letivo, após inscrição no Programa.

O beneficiário vai fazer estágio com carga horária de 12 ou 20 horas semanais, que devem ser compatíveis com o horário escolar nas instituições indicadas pela Setass (Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária).

O estágio não cria vínculo empregatício com a instituição. A duração será de seis meses, podendo haver renovações sucessivas, desde que não ultrapasse o término do curso.

A bolsa será concedida de acordo com as horas de estágio: 30% do valor da mensalidade para o estágio de 12 horas semanais, tendo como limite máximo mensal o valor de 70% do salário mínimo e 50% do valor da mensalidade para o estágio de 20 horas semanais, tendo como limite máximo mensal o valor de 1 salário mínimo.

Nos casos de acadêmicos das universidades públicas, o valor da bolsa de estágio será equivalente à média do valor da bolsa do estágio de 12 ou 20 horas semanais.

O candidato deverá realizar sua inscrição por meio do site: www.setass.ms.gov.br, no período compreendido entre 8 horas às 16 horas.

Nos siga no Google Notícias