Cidades

Dragagem da hidrovia depende de autorização do Ibama

Redação | 16/07/2009 15:35

A Ahipar (Administração da Hidrovia do Paraguai) aguarda o licenciamento ambiental para dar início à obra de dragagem no rio. Apesar da obra estar incluída no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), a dragagem do canal não tem previsão de começar.

Nesta semana, técnicos do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) fizeram inspeção no trecho do Rio Paraguai conhecido como Passo do Jacaré, próximo da ponte ferroviária Eurico Gaspar Dutra. Eles estão colhendo subsídio para o termo de referência que norteará os estudos ambientais.

O chefe do Núcleo de Obras e Melhoramentos da Ahipar, Samuel Van Der Laan, explicou que o Ibama constatou o elevado risco de abalroamento das estruturas da ponte. A intervenção vai garantir melhores condições de navegabilidade e segurança da hidrovia.

O novo canal ficará perpendicular à ponte, diminuindo sensivelmente os riscos de colisão nos pilares e manobras radicais para controlar as embarcações na transposição. A obra reduzirá os custos do transporte.

Nos siga no Google Notícias