Cidades

Doze caminhões de minério são retidos no posto da PRF

Redação | 20/02/2010 10:00

Doze caminhões que transportam carga de minério estão retidos neste momento no posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Terenos, município que fica a 30 quilômetros de Campo Grande, por transporte irregular da carga.

Eles foram flagrados durante fiscalização da Polícia, trazendo minério da região de Corumbá em carrocerias normais, do tipo graneleira contrariando a legislação.

Isso porque segundo a resolução 293/2008 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que dispõe sobre a segurança para a circulação de veículos que carregam produtos siderúrgicos, o transporte de minério deve ser feito obrigatoriamente em caçambas metálicas.

A medida foi publicada em setembro de 2008, para entrar em vigor depois de seis meses. Apesar de estar valendo desde março do ano passado, a maior parte dos motoristas alega desconhecer a lei.

Pela determinação, a carga deveria ficar retida até que os motoristas se adequassem, fazendo seu transbordo para veículos apropriados.

Entretanto, a PRF explica que não há condições técnicas de que isso seja feito no local até por falta de espaço, pois a carga média de cada caminhão é de 30 toneladas.

Por este motivo, os motoristas estão apenas sendo notificados, recebendo multa de 80 Ufirs pela infração média, que é aplicada ao dono do veículo, e liberados para se adequarem no transporte da carga.

Nos siga no Google Notícias