Meio Ambiente

Dourados quer acabar com lixões através de ecopontos

Redação | 10/11/2010 19:34

A Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) intensificou o trabalho de limpeza dos lixões clandestinos, que são áreas espalhadas por várias regiões de Dourados onde são depositados, sem autorização, galhos de árvores, restos de materiais de construção e até lixo doméstico.

Conforme o secretário Tahan Sales Mustafa, os materiais são jogados em terrenos baldios, na beira das ruas e até mesmo às margens de córregos. Para ele, o lixo clandestino produzido não tem destino certo.

Desde a semana passada, quando a Semsur retomou as ações de limpeza dessas áreas, aumentaram as discussões sobre a necessidade da regulamentação dos chamados ecopontos. Tahan Mustafa explicou que a cidade conta hoje com apenas um ecoponto, local apropriado para a destinação de galhos, mas a área localizada próxima ao córrego Rego D'Água não está regulamenta.

"Nossa proposta é regulamentar os ecopontos para que a partir da limpeza desses lixões, possamos dar um destino devido aos entulhos. Além dessa medida, há um triturador de galhos no viveiro de mudas da prefeitura que pretendemos utilizar para facilitar o trabalho", destaca Tahan.

A limpeza dos lixões foi retomada na semana passada. Para a execução do serviço estão sendo utilizados quatro caminhões e uma máquina retro escavadeira.

Nos siga no Google Notícias