Cidades

Dos 79 municípios de MS, 28 cumpriram meta e campanha segue

Lidiane Kober | 29/05/2014 17:13
Campanha de vacinação contra a gripe encerraria no dia 9 de maio (Divulgação/Assessoria)
Campanha de vacinação contra a gripe encerraria no dia 9 de maio (Divulgação/Assessoria)

Prorrogada desde 9 de maio, a campanha de vacinação contra a gripe atingiu a meta em 28 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul e deve seguir até completar 80% do público-alvo. Neste ano, 217 notificações da doença foram registradas e três pessoas morreram no Estado.

De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado ontem (28), houve aumento de 30% no número de casos de gripe A em Mato Grosso do Sul, em 15 dias. A maior parte está concentrada em três cidades: Campo Grande (71), Corumbá (68) e Caarapó (26).

Conforme balanço do Ministério da Saúde, na Capital, a campanha vacinou 76,09% dos 163.596 alvos, por isso, deve ser prorrogada pela quarta vez amanhã (30).

Em Corumbá, onde foram registradas três mortes por gripe A, a meta foi alcançada e 80,33% dos 22.845 alvos foram imunizados. Terceiro no ranking estadual, Caarapó ainda não atingiu a meta e, até agora, 70, 82% do público foi vacinado.

De acordo com orientação do Ministério da Saúde, os municípios que atingirem a meta poderão abrir para todos a vacinação ou manter o foco no público-alvo até completarem os 100% de doses recebidas.

Precisam receber a imunização crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

Prevenção - A transmissão dos vírus acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

O Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

A vacina contra a gripe atua como uma forma de prevenção e é capaz de tornar o sistema imunológico apto a combater o vírus, através do inoculação dele. Ela só é contraindicada a quem tiver alergia à clara de ovo.

Nos siga no