Cidades

Dois envolvidos em clonagem conseguem evitar prisão

Redação | 28/05/2009 09:56

De três mandados de prisão a serem cumpridos em Campo Grande, apenas uma pessoa foi presa hoje por suspeita de participação em esquema de clonagem de cartões, cheques e desvio de dinheiro de contas bancárias pela internet.

Os outros dois suspeitos não foram encontrados nos endereços informados à Polícia Federal. Também foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, com documentos e computadores recolhidos. A apreensão ocorreu na periferia da Capital, mas a PF não divulga o local exato.

No total, são 120 mandados de prisão preventiva e 19 temporária e 136 de busca e apreensão, em 12 estados brasileiros, além do Distrito Federal, de onde partiram as ordens de prisão.

Em Brasília, a assessoria da PF não repassa detalhes sobre a ação em Mato grosso do Sul. Um balanço deve ser divulgado às 15 horas (DF). O único número divulgado é que 50 pessoas já foram presas.

As investigações começaram há um ano, revelando o uso de programas para capturar senhas bancárias de correntistas de vários bancos. A quadrilha, segundo o que foi apurado, também instalava câmeras nos terminais bancários para filmar a senha dos correntistas, ao mesmo tempo em que outro dispositivo clonava os dados do cartão.

O esquema também envolvia contas laranjas, criadas para receber transferências de valores das vítimas que compravam produtos pela internet e realizavam pagamentos de boletos bancários.

Os presos serão indiciados pelos crimes de formação de quadrilha, furto qualificado mediante fraude, tentativa de furto e estelionato.

Nos siga no Google Notícias