Cidades

Diploma do Ensino Médio pelo Enem pode ser solicitado na semana que vem

Viviane Oliveira | 18/01/2015 09:23

Os alunos que atingiram os requisitos para certificação do Ensino Médio por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) poderão solicitar os certificados a partir da próxima semana.

As secretarias estaduais de educação e os institutos federais de todo o país terão acesso aos dados de quem obteve a pontuação exigida para a certificação ainda no começo da semana.

A visualização é feita pelo técnico cadastrado para entrar no “Enem Solicitação”, sistema de dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) que disponibiliza as notas individuais dos alunos.

O participante do Enem deve procurar a instituição certificadora escolhida durante o preenchimento da inscrição do exame. Para solicitar a certificação do ensino médio, é preciso ter 18 anos completos e alcançado 450 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas, além de 500 pontos na redação.

As universidades têm autonomia para definir o critério de utilização da nota individual no Enem para seleção de candidatos a seus cursos. As instituições podem utilizar o exame como único critério de ingresso ou parte do processo. No sistema do Inep, elas podem conferir os dados dos candidatos por meio de CPF.

O balanço do desempenho dos participantes no Enem 2014 foi apresentado pelo Ministério da Educação na última terça-feira, 13. Para acessar as notas, os participantes precisam informar o CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição.

A senha do Enem é a mesma que será utilizada para acesso ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada), cujas inscrições começam na próxima segunda-feira, 19, e se estendem até 22 de janeiro.

Nos siga no Google Notícias