Cidades

Dia do Advogado para expediente judiciário nesta quinta-feira

Fabiano Arruda | 11/08/2011 10:29
Também foi decretado ponto facultativo para os advogados, procuradores do Estado e procuradores de entidades publicas do Poder Executivo do Estado. (Foto: Arquivo)
Também foi decretado ponto facultativo para os advogados, procuradores do Estado e procuradores de entidades publicas do Poder Executivo do Estado. (Foto: Arquivo)

Em virtude do Dia do Advogado os órgãos do Judiciário em Mato Grosso do Sul não têm expediente nesta quinta-feira.

Também foi decretado ponto facultativo para os advogados, procuradores do Estado e procuradores de entidades publicas do Poder Executivo do Estado.

Até o Procon transferiu para o dia 19 as audiências, antes marcadas para hoje, por conta da data.

O Dia do Advogado é comemorado no Brasil em duas datas distintas. No dia 19 de maio, o dia do padroeiro desses profissionais, Santo Ivo, e no dia 11 de agosto, data que foram criados os primeiros cursos de Direito no Brasil.

A história conta que o padroeiro, Santo Ivo foi estudante de Direito aos 14 anos, na cidade de Paris, e depois em Orleans. Ele ficou conhecido por fazer a defesa das pessoas que não tinham condições de pagar pelo serviço.

No dia 11 de agosto de 1827, o imperador Pedro I, através de decreto, criou os primeiros cursos de Direito no Brasil em São Paulo e em Olinda. O primeiro estudante de Direito se chamava Cosme Fernandes, conhecido como Bacharel de Cananèia.

Conferência - Paralela ao Dia ocorre a 7ª Conferência Estadual dos Advogados de MS, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. O evento, que começou ontem, termina nesta sexta-feira.

Ontem à noite, o governador André Puccinelli (PMDB) participou da abertura dos trabalhos juntamente com a ministra do Superior Tribunal de Justiça e corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon, além do presidente da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul), Leonardo Duarte.

“Entendo que a iniciativa da OAB/MS em congregar os advogados do Estado para discutir a cerelidade da Justiça é muito boa. É um objetivo pelo qual todos se unem. E nesse aspecto podemos esperar como resultado uma Justiça séria”, disse Puccinelli, segundo informações do site de notícias do governo do Estado.

Realizada trienalmente em Mato Grosso do Sul pela OAB/MS, a Conferência Estadual dos Advogados tem como tema “Novos Paradigmas para uma Justiça Célere e Eficaz”.

Nos siga no