Cidades

Deputado diz que conta de primo gago motivou projeto

Redação | 06/08/2009 11:50

O projeto de lei que concede desconto de 50% na conta de telefone para quem é gago foi criado pelo deputado Diogo Tita (PMDB) após ele tomar conhecimento que um primo dele, que tem o distúrbio na fluência e temporalização da fala, paga um valor alto pelo uso do telefone celular.

A informação é do próprio deputado. "Eu tenho um primo que abandonou o 2º ano de administração por conta da gagueira. Eu percebi que a conta dele vinha alta demais e resolvi fazer o projeto", afirmou.

Tita justifica que a lei das concessões prevê cobranças diferenciadas. A estimativa é de que 20 mil pessoas em Mato Grosso do Sul gaguejem.

Se o projeto for aprovado da maneira que está, para ter direito ao desconto será preciso apresentar um atestado médico comprovando essa condição.

O deputado argumenta que "para o gago, a produção da fala é uma atividade trabalhosa" e que ele "demora muito mais para falar". A gagueira não tem cura.

O projeto já foi aprovado pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).

A criatividade de Tita ao fazer o projeto levou ele a ser convidado para dar uma palestra, ontem, durante o Congresso Brasileiro e Internacional de distúrbios da fala, na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro.

Nos siga no Google Notícias