Cidades

Denatran avaliará pedido do Inmetro sobre capacetes

Redação | 05/01/2008 10:56

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) pretende decidir na segunda-feira quais medidas adotará para coibir o comércio clandestino de selos de certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Ontem, o instituto pediu a suspensão da resolução 203 do Conselho Nacional de Trânsito, em vigor desde terça-feira.

A medida estabelece novas regras para o uso de capacetes e uma delas é a exigência do selo, para fins de fiscalização. Pela avaliação inicial dos técnicos, a medida menos traumática para resolver o impasse seria recomendar aos motociclistas cujos capacetes não têm o selo a imprimir no site do instituto os certificados de qualidade.

Outra possibilidade defendida pelo Inmetro seria suspender a resolução por um período entre um e três meses, até que se chegue a um consenso. O Inmetro alega que o adesivo foi criado - e deveria continuar sendo usado - apenas como certificado de qualidade. (Com informações do jornal O Estado de São Paulo).

Fevereiro- No Estado, a ausência do selo do Inmetro só será punida com multa a partir de 11 de fevereiro. Até lá, a Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito) fará campanhas educativas. O demais itens da nova resolução, como viseira e óculos apropriados, já resultam em multas caso estejam irregulares.

Nos siga no Google Notícias