Cidades

Delcídio pede cautela no debate sobre camada de pré-sal

Redação | 21/08/2008 22:37

O senador Delcídio do Amaral (PT) sugere cautela na discussão sobre as recém-descobertas reservas de petróleo e gás na chamada camada do pré-sal da costa brasileira. 

Delcídio considera preocupante a forma precipitada como estão sendo discutidas as questões ligadas as novas reservas.  

Na avaliação do senador, o assunto precisa ser estudado com muito cuidado. Ele considerou ainda importantíssimo a criação da comissão interministerial que vai analisar qual modelo adotar para administrar a exploração e comercialização do petróleo.

Para o senador essa nova realidade trará desafios imensos nas áreas da ciência, da educação, da capacitação de mão-de-obra e da formulação de uma política industrial, além de reflexos nas áreas sociais e nas desigualdades do país. 

"Não podemos atropelar as coisas falando de uma nova empresa, falando de redistribuição de royalties, se nem sequer temos um modelo pré-definido. Estamos engatinhando ainda e o que me preocupa é que essa sucessão de opiniões só traz instabilidade ao setor", afirmou lembrado que serão necessários investimentos da ordem de US$ 600 bilhões para explorar o petróleo da camada pré-sal.

Nos siga no Google Notícias