Cidades

Defesa Civil orienta população sobre baixa umidade do ar

Redação | 02/09/2009 18:59

Diante da umidade relativa do ar em níveis críticos, abaixo 30% e em algumas regiões abaixo dos 20%, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil alerta a população sobre cuidados que devem ser adotados para preservar a saúde.

Uma das orientações é evitar atividades ao ar livre e exposição ao sol no período entre 10 e 17 horas, especialmente entre as 14 e 16 horas, em que a umidade do ar fica mais baixa.

"O clima seco e as mudanças de temperatura no decorrer do dia podem provocar dor de cabeça, tontura, náusea, irritação nos olhos, nariz e garganta. A população também fica mais propensa às doenças como gripes, viroses, doenças respiratórias e alérgicas", informa.

Ingerir bastante líquido para não ter problemas de desidratação e consumir frutas e vegetais é outra recomendação. Em casa, uma alternativa é deixar vasilhas ou toalhas úmidas em alguns cômodos. O uso de ar condicionado é desaconselhado. Outra orientação é não fumar em ambientes fechados.

O tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais. A recomendação é que a população não faça fogueiras nas proximidades de matas e florestas.

Motoristas que trafegam por regiões sujeitas a incêndios devem ficar sob alerta, especialmente devido à visibilidade reduzida pela fumaça.

Nos siga no Google Notícias