Cidades

Defesa Civil emite alerta de chuva forte para várias cidades do Estado

Luciana Brazil | 03/01/2014 11:20
Chuva pode vir acompanhada de ventos fortes.(Foto: Cleber Gellio)
Chuva pode vir acompanhada de ventos fortes.(Foto: Cleber Gellio)

A Defesa Civil emitiu um alerta meteorológico na manhã de hoje (3) sobre a ocorrência de chuva forte no centro-sul e no oeste do Estado, entre hoje e amanhã. Além de relâmpagos e trovoadas, a chuva deve vir acompanhada de ventos fortes em alguns municípios.

Conforme a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec/MS), a população deve evitar áreas de alagamentos e locais de deslizamentos, como encostas, morros e barreiras.

A chuva será mais intensa na região oeste do Estado, nas cidades de Miranda, Bonito, Jardim, Corumbá, Ladário, Porto Murtinho, Bela Vista, Nioque e Guia Lopes da Laguna, segundo o meteorologista da estação da Anhanguera Uniderp, Natálio Abrão.

Já na região centro-sul, em cidades como Campo Grande, Bandeirantes e Sidrolândia, devem ocorrer apenas pancadas de chuva, conforme Natálio. “A chuva mais forte deve ocorrer no oeste, já no centro-sul a chuva será mais aquela pancada de chuva no fim da tarde”.

Casa é inundada na Capital e moradores perdem móveis em chuva no mês passado. (Foto: Cleber Gellio)

Os temporais devem acontecer principalmente durante a madrugada.

Cuidados: A Defesa Civil emitiu dicas sobre os cuidados que a população deve ter em casos que ofereçam risco de alagamentos, enchentes e inundações.

Ficar atento aos avisos meteorológicos durante o verão e identificar pontos altos que possam servir de abrigo fazem parte das medidas de segurança. Outra dica do órgão é elaborar uma pequena lista de objetos importantes que devem ser levados com as vítimas, caso seja necessário deixar o lugar com urgência.

Em locais onde há risco de enchente a recomendação é colocar alimentos e objetos de valor nos pontos mais altos da casa. Cuidar dos animais de estimação, colocando-os em locais seguros e providenciar uma barricada para impedir a entrada da água, se possível.

Desligar água, gás e eletricidade também fazem parte das dicas de segurança. Não é recomendável usar veículos, já que podem ser arrastados.

Em dezembro, chuva força comerciantes da Rua Capibaribe a fechar as portas. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no