Cidades

Cultura e história de MS "invadem" escolas públicas para celebrar 40 anos

Projeto foi desenvolvido desde junho em instituições da rede pública e envolveu 257 mil estudantes

Anahi Gurgel | 06/10/2017 18:33
Mapa do Mato Grosso do Sul com suas subdivisões em 11 microrregiões, que fazem parte de outras 4 mesorregiões. O trabalho foi apresentado na Escola Estadual Profª Brasilina Ferraz Mantero, em Campo Grande (Foto: Divulgação)
Mapa do Mato Grosso do Sul com suas subdivisões em 11 microrregiões, que fazem parte de outras 4 mesorregiões. O trabalho foi apresentado na Escola Estadual Profª Brasilina Ferraz Mantero, em Campo Grande (Foto: Divulgação)

Cada cantinho das centenas de escolas da rede estadual de ensino transbordou a cultura e a história de Mato Grosso do Sul nesta semana. Entre os dias 2 e 6 de outubro, os alunos apresentaram os frutos de um trabalho especial desenvolvido pela SED (Secretaria Estadual de Educação) durante quase 3 meses em todos os municípios, com foco no aniversário de 40 anos do estado.

Durante toda a semana, as 365 escolas estaduais com seus mais de 257 mil estudantes organizaram uma extensa programação com atividades artísticas, feiras, mostras, exposições, gincanas e festivais para expor os resultados do projeto “MS 40 anos: Construção das narrativas sobre as memórias e identidades culturais”. 

A inicitiva teve início em junho, a partir da 2ª Formação Continuada nas escolas, quando os professores elaboraram um roteiro para ser trabalhado com os alunos de acordo com a realidade de cada escola.

Adrieli dos Santos, 12, após apresentação artística escola nas Moreninhas, nesta sexta-feira (06). (Foto: Marcos Ermínio).

O objetivo principal do projeto foi, de acordo com a SED, “enaltecer a identidade e as memórias dos povos que compõem a sociedade pluriétnica de Mato Grosso do Sul”.

E a proposta foi muito bem recebida pelos alunos, que escancaravam nos olhos o orgulho de ser sul-matogrossense. 

Na escola ProfªIzaura Higa, na região das Moreninhas, a dedicação da comunidade escolar foi bastante intensa. Nesta sexta-feira (06), houve apresentação de dança com cadeirante, para valorizar a inclusão social, sob o som de Almir Sater, moda de viola com roda de tereré, peça teatral com personagens da história do estado, comidas típicas com pratos elaborados pelos próprios alunos e “competição” de maquetes de hidrelétricas.

"Aprendi muita coisa durante esse projeto. Mato Grosso do Sul tem muitos animais, nosso Pantanal é muito rico, sem falar da comida, que é maravilhosa", disse Adrieli dos Santos, 12.

Alunos apresentam dança regional na escola Profª Brasilina Ferraz Mantero, na Capital. (Foto: Divulgação)

"Tivemos um envolvimento muito grande dos alunos, eles ficaram bastante animados nesta semana de apresentações. Foi um trabalho maravilhoso, porque alunos, professores e até familiares apoiaram", relatou o professor Jonathan Olafsom Fernandes, da Escola Estadual Profª Brasilina Ferraz Mantero, no Jardim Leblon.

Na instituição, alguns dos projetos apresentados envolveram a comunicação, como o do programa "A voz do Brasil", que narrou notícias sobre a história brasileira, com simulação em um aparelho bem antigo, e ainda a confecção de um jornal impresso "O campo-grandense", que realmente existiu na Capital na primeira metade do século 20, envelhecido com pó de café. 

Confira imagens dos trabalhos e apresentações artísticas desta semana, com imagens de Marcos Ermínio e dos professores e alunos envolvidos. 

Parede com trabalho dos alunos na escola Izaura Higa.
Mural na escola profª Izaura Higa.
Na escola profª Izaura Hira, nas Moreninhas.
Projeto de rádio da escola Profª Brasilina Ferraz.
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