Cidades

Cresce devolução de embalagens de agrotóxicos em MS

Redação | 21/07/2010 17:03

Só nos primeiros seis meses deste ano, o Inpev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) contabilizou a devolução, em Mato Grosso do Sul, de 1.208 toneladas de embalagens de agrotóxicos. Isso significa 19% a mais do que o mesmo período do ano passado.

O Estado ocupa o oitavo lugar entre os que mais destinaram embalagens para reciclagem, conforme o Inpev. O ranking é liderado pelos grandes produtores agrícolas do Pais: Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia. Juntos, eles representam 84,9% do total devolvido em todo o País, 16.837 toneladas.

O coordenador regional de Operações da Inpev, Hamilton Rondon, mais importante que Mato Grosso do Sul, considera importante a evolução no número de embalagens devolvidas. "A cada mês há um aumento na devolução de embalagens vazias, o que representa uma maior conscientização de agricultores em relação ao meio ambiente", afirma Hamilton.

Regras- A legislações estadual e federal preveem a devolução de embalagens vazias de agrotóxicos, até um ano após a compra. Em caso de desrespeito das normas, a lei prevê multa de até R$ 13 mil. Para evitar esse problema, a Iagro desenvolve regularmente campanhas de conscientização de produtores rurais.

As embalagens devem ser encaminhadas a postos de recebimento ou centrais de reciclagem. Em Mato Grosso do Sul existem oito centrais e sete postos de recebimento de embalagens.

Em Campo Grande a central de recolhimento de embalagens foi criada em 2003.

Nos siga no Google Notícias