Cidades

Cras recebeu mais de 2.200 animais silvestres em 2009

Redação | 05/01/2010 15:00

O CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) recebeu no ano passado 2.257 animais oriundos de apreensões, resgate por aparição em áreas urbanas, acidentes em estradas ou entregas voluntárias da população.

O centro, desde sua fundação em 1998, recebeu 26.479 animais, onde realiza a recepção, triagem e destinação de animais silvestres apreendidos durante operações de fiscalização efetuadas pela PMA, Ibama, Polícia Federal e Corpo de Bombeiros.

Do total de recepção no centro, 68% são aves, 20% são mamíferos e 12% são répteis. As espécies mais recorrentes são: o papagaio-verdadeiro, curió, canário-da-terra, tucano, arara-canindé, pássaro-preto, macaco-prego, gambá-de-orelha-branca, quati, sagüi-de-tufo-preto, veado-catingueiro, jabuti, jibóia, cágado, caiçaca, sucuri e falsa-coral.

O Cras não doa ou comercializa os animais, uma vez que a legislação determina como prioridade o retorno dos animais à natureza após a reabilitação. Alguns animais não podem ser reintroduzidos ao ambiente, como as onças, então são remanejados para criadouros conservacionistas ou zoológicos.

Nos siga no Google Notícias