Cidades

Contra violência, Campanha da Fraternidade será lançada domingo com missa

Tema foi apresentado essa manhã e lançamento acontece durante missa no próximo sábado

Bruna Kaspary | 14/02/2018 11:08
Tema da Campanha da Fraternidade foi apresentado nessa manhã (Foto: Bruna Kaspary)
Tema da Campanha da Fraternidade foi apresentado nessa manhã (Foto: Bruna Kaspary)

Com foco no Combate à Violência, foi apresentado nessa manhã o tema da Campanha da Fraternidade desse ano. "A campanha é a forma de viver concretamente a quaresma", comenta o bispo auxiliar da diocese de Campo Grande, Dom Mariano Danecki, em alusão ao período iniciado na Quarta-Feira de Cinzas, que se encerra na Páscoa.

A escolha do tema, segundo Dom Dimas de Lara, o arcebispo de Campo Grande, foi principalmente por conta dos altos índices de mortalidade no país. "Aqui, nossos números estão superiores aos países que estão em guerra civil e que sofrem atentados terroristas", alerta o bispo.

No dia 18 de fevereiro, o próximo domingo, a campanha será efetivamente lançada, com a tradicional missa que ocorrerá no Ginásio Dom Bosco. Dentre os principais focos de combate estão a violência no trânsito, contra a mulher, a criança e ao adolescente, à pessoa idosa e a racial. Ao todo são onze temas que serão discutidos por especialistas em cada uma de suas pastorais.

As escolas também estão entre os pontos de atenção da arquidiocese. "Não é nem questão somente de bullying, problemas como drogas, violência contra a mulher e as crianças e adolescentes também podem ser trabalhados nesses lugares", conclui Dom Dimas.

"Como a gente vive em um país de dimensões continentais, nós não nos damos conta do tamanho da violência ao nosso redor", ressalta Dom Dimas.

Apesar do objetivo da campanha é ser colocado em prática durante o período de quaresma, nos quarenta dias seguintes ao Carnaval, a intenção é que as ações propostas sejam postas em prática durante todo esse ano. De acordo com o Coordenador de Pastorais da Arquidiocese, o padre Agenor Martins, há ainda um pedido para que se inclua um dia específico para o combate à violência.

Nos siga no