Cidades

Conselho homologa nova data de eleição da UFMS

Redação | 27/08/2008 15:39

Os integrantes do Coun (Conselho Universitário) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) homologaram na tarde desta quarta-feira nova data da eleição para a instituição, remarcado para 2 de setembro. A data anterior era 25 de agosto. O encontro também serviu para definir a prestação de contas dos quatro candidatos, que será 72 horas após o pleito.

O reitor Manoel Catarino Paés Peró era contrário à prestação, em especial por conta dos prazos, que hoje foram acertados. Ainda na reunião, os conselheiros definiram o prazo final para apresentação de documentos dos concorrentes, que ficou em 72 horas antes das eleições. Também foi aprovada a divulgação do relatório conclusivo eleitoral, com número de votos para cada candidato e a comprovação deste por meio da assinatura na lista de votantes. Amanhã, às 8 horas, uma nova reunião do Coun vai referendar as decisões que serão discutidas pela comissão eleitoral nesta tarde.

A reunião contou apenas com a presença dos conselheiros. No início, o candidato César Benevides, que foi pró-reitor de Ensino e Graduação tentou entrar, mas foi barrado por não ser conselheiro. Os trabalhos foram transmitidos em tempo real por um telão no anfiteatro do CCHS (Centro de Ciências Humanas e Sociais) por cerca de 150 alunos e professores. Todo o trabalho foi acompanhado pela Polícia Federal a pedido do reitor Manoel Peró.

Na avaliação do reitor o pleito transcorre com tranqüilidade, mesmo com a contestação do voto, que tem diferença de peso entre professores, técnicos e alunos. O voto não entrou na pauta da reunião de hoje.

Após o término das discussões do Coun cerca de 50 estudantes iniciaram uma passeata em frente à reitoria, em Campo Grande. Eles ficaram do lado de fora porque estão proibidos pela Justiça Federal de entrar no prédio.

Nos siga no Google Notícias