Cidades

Conscientização do uso de cadeirinhas começa em escolas

Redação | 25/05/2010 10:29

A conscientização e o uso das cadeirinhas no transporte de crianças foram discutidos hoje na sede do Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Representantes da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), Ciptran (Companhia Independente de Trânsito) e de escolas particulares da Capital também participaram da reunião, que definiu a agenda das atividades.

A partir do dia 27 de maio começa uma campanha para que as normas de transportes de crianças sejam respeitadas. Os agentes da Agetran e os policiais da Ciptran orientarão os pais e motoristas nas portas das escolas.

Serão realizadas palestras, pelo departamento de educação do Detran, e fiscalização nas saídas das escolas.

Os alunos também receberão informações sobre as novas regras, de acordo com a coordenadora educacional da Ciptran, sargento Elenir de Souza: "A criança é nossa aliada nas campanhas educativas, pois cobra dos pais o que precisa ser feito", explica.

A campanha passa por várias escolas da Capital até o dia 7 de junho. A partir desta data, os pais que não se adequarem serão multados. "Esperamos que todos se prontifiquem e tenham consciência da importância dessas medidas", ressalta a sargento Elenir.

Para quem não respeitar a determinação, a falta é considerada gravíssima. A multa prevista é de R$ 191, além da perda de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Também cabe uma medida administrativa de retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

No ano passado, uma menina de quatro meses morreu depois de ser lançada do carro onde estava, que bateu em uma camionete. A criança estava no colo da mãe, no banco da frente. "Tem mães que não se orientam e não colocam cinto de segurança ou outras medidas de segurança", alerta a policial.

Normas

Nos siga no Google Notícias