Cidades

Concurso para guarda municipal abre inscrições em abril

Redação | 02/03/2009 10:22

Será lançado no mês de abril o edital do concurso para guarda municipal em Campo Grande e no mesmo mês serão abertas as inscrições, segundo o secretário de Administração, Jorge Martins.

De acordo com ele, o concurso é para 1,4 mil vagas, mas somente 500 serão convocados. Os outros vão compor um cadastro de reserva.

Até o dia 6 de março será designada a Comissão que vai elaborar o concurso e no dia 16 será definida qual a instituição organizadora.

Em abril terão início as inscrições e em julho deve ser aplicada a prova escrita. Depois ocorrem os testes de aptidão física e avaliação psicológica.

Em todas as etapas há possibilidade de recurso. O prazo estabelecido por TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para que o processo esteja concluído é 30 setembro, com tolerância até 30 de dezembro.

A realização do concurso para guarda municipal é um dos compromissos firmados pela Prefeitura por meio de TAC, envolvendo o Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Federal.

Isso porque a atuação dos 670 guardas municipais foi questionada por eles não terem passado por concurso público.

Até junho 314 concursados devem ser nomeados e com isso parte dos que não passaram por concurso já deixarão o cargo. A substituição total por concursados ocorrerá depois de finalizado este novo processo, no qual 500 serão convocados.

Jorge Martins afirma que hoje a guarda municipal funciona por meio de convênio que permite atuação de policiais e militares das forças armadas aposentados. "Todos terão condições de fazer o concurso. Até porque a exigência mínima é o Ensino Fundamental", diz o secretário.

O salário do guarda municipal é de R$ 600,00 mais R$ 94,00 de auxílio-alimentação e gratuidade no transporte coletivo.

Nos siga no Google Notícias