Cidades

Companhia que cancelou voo durante Copa vai pagar R$ 35 mil a clientes

Situação ocorreu em junho de 2014, quando o Brasil sediava jogos da Copa do Mundo

Mayara Bueno | 10/07/2018 09:19
Painel mostra chegadas e partidas no Aeroporto Internacional de Campo Grande. (Foto: Saul Schramm).
Painel mostra chegadas e partidas no Aeroporto Internacional de Campo Grande. (Foto: Saul Schramm).

A Azul Linhas Aéreas terá de pagar R$ 35 mil em indenização por danos morais a oito clientes por ter cancelado voo. A decisão nega recurso apresentado pela empresa, que tentava reverter a situação.

Conforme os autos, os clientes, que entraram com ação, compraram passagens pela internet para viagem em 15 de junho de 2014, de Campo Grande a Sinop (MT), com retorno para a Capital em 21 de junho daquele ano.

No dia do retorno, os passageiros foram ao aeroporto e fizeram o check-in na companhia aérea. Contudo, na hora de embarcar, os passageiros foram informados que o voo seria cancelado, sob alegação de que o Aeroporto de Cuiabá (MT), trecho de escala para capital sul-mato-grossense, encontrava-se fechado em virtude de jogos da Copa do Mundo, realizada no Brasil naquele ano.

Além do voo cancelado, também foi dada a informação de que não haveria para os próximos dias outro voo com destino a Campo Grande. Os passageiros foram levados para um hotel em Sinop até que a viagem fosse remarcada. Isso só ocorreu três dias depois.

As demais despesas, fora o hotel, como alimentação e transporte, naqueles dias, foram arcadas pelo grupo. Os R$ 35 mil são de indenização e R$ 711 para repor gastos dos passageiros.

Ainda segundo os autos, a companhia alegou que houve mudança na malha aérea em virtude da Copa do Mundo e por regra de segurança adotada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Afirmou também que foram oferecidas opções de remarcação para os clientes, sem custo adicional e com reembolso integral dos bilhetes.

Para a Justiça, o cancelamento, assim como o encaminhamento dos passageiros para outra cidade, até a remarcação da viagem demonstra falha na prestação do serviço.

*Matéria editada para correção de informação às 10h25.

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