Cidades

Comitê lista 17 pessoas em inquérito que apura crimes na Ditadura em MS

Michel Faustino | 26/10/2015 17:59

Relatório do CMVJ-MS (Comitê Memória Verdade e Justiça de Mato Grosso do Sul) encaminhado ao Ministério Público Federal, na sexta-feira (23), relacionou o nome de 17 pessoas, entre vítimas e testemunhas, que tiveram os seus direitos ou de familiares violados por agentes do Estado na região de Campo Grande no período de 1946 a 1988, que compreende o da ditadura militar.

De acordo como oficio, em Mato Grosso do Sul há registros de violações no período referido, como os casos do Navio-Prisão de Corumbá, das populações indígenas do sul e da região do Pantanal, do Povoado de São Carlos (Caracol), entre outros.

O pedido de investigação do Comitê ocorreu há aproximadamente dois anos, e foi acatado pela procuradora da República, Danilce Vanessa Arte Ortiz Camy, que autorizou a abertura de inquérito.

Segundo o ambientalista Haroldo Boralho, uma das vítimas da ditadura em Mato Grosso do Sul, a decisão é uma vitória parcial da luta pelo direito à memória, verdade e justiça em Mato Grosso do Sul, que reforça a busca pela reparação e, mais ainda, a consciência democrática, ainda mais nestes tempos em que as conquistas democráticas correm perigo.

Por não ter sido vítima de tortura e nem ter sido preso, e somente alvo de perseguição, Boralho considera o seu caso mais periférico, no entanto, relata que muita gente não teve a mesma “sorte”. “Eu fui vítima por 20 anos vítima de perseguição e tive que ser despedido da loja do meu próprio pai por conta da pressão que ele sofria. Por conta disso eu perdi todo esse período de carteira assinada e fiquei impossibilitado de me aposentar por tempo de serviço”, disse.

O ambientalista espera que o processo de investigação seja ágil e que todas as barbáries ocorridas na época possam ser esclarecidas.

“Agora com essa investigação a gente espera que a coisa ande e que a gente consiga alguma coisa, principalmente uma retratação a todos que sofreram com a ditadura”, finaliza.

Nos siga no Google Notícias