Cidades

Começa hoje campanha nacional "Mais Mulheres no Poder"

Redação | 10/09/2008 12:54

Começa hoje a campanha nacional "Mais Mulheres no Poder. Eu assumo esse compromisso!" com a distribuição de plataforma eleitoral para candidaturas de homens e mulheres e veiculação de spots de rádio para incentivo à participação política das mulheres em todo o país.

A eleição de mais mulheres nos espaços legislativos e executivos municipais é um dos objetivos da campanha, promovida pelo CNDM (Conselho Nacional dos Direitos da Mulher) e Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres dos Partidos Políticos. A campanha tem o apoio da SPM (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República).

De acordo com a União Interparlamentar, organização internacional que congrega os parlamentos dos países, o Brasil ocupa o 142º lugar em relação à presença de mulheres nos parlamentos, num ranking de 188 nações.

Levantamento realizado pela SPM, com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), demonstra que nenhum partido cumpriu a cota mínima de 30% de mulheres no total de candidaturas para as câmaras municipais, prevista pela Lei nº 9504/97, no atual processo eleitoral.

A campanha pretende ser permanente e incidir nos espaços de poder e decisão da iniciativa privada, dos poderes públicos e em áreas estratégicas da sociedade através de ações que promovam a participação igualitária das mulheres, como determina o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

O site da campanha (www.maismulheresnopoderbrasil.com.br) reunirá informações e dados sobre a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão na política, na iniciativa privada, nos poderes públicos e em áreas estratégicas da sociedade, no Brasil e no mundo. Na primeira etapa, que poderá ser acessada a partir de 4 de setembro, estão disponíveis informações sobre as eleições 2008.

Nos siga no Google Notícias