Cidades

Comando nacional vota pelo fim da greve nas universidades federais

Vanda Escalante | 07/07/2011 07:25

Em Mato Grosso do Sul, só a UFGD aderiu ao movimento e fará assembléia na próxima segunda-feira (11).

Comando nacional discutiu o fim da greve durante toda a terça-feira (06). (Foto: divulgação)
Comando nacional discutiu o fim da greve durante toda a terça-feira (06). (Foto: divulgação)

O comando nacional de greve da Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras) votou e aprovou ontem a proposta do Governo Federal para prosseguir negociações mediante o encerramento da greve deflagrada há um mês.

De acordo com informações publicadas pelo Sista/UFGD (Sindicato dos Funcionários Técnico-administrativos da Universidade Federal da Grande Dourados), a votação terminou às 20h30, com a aprovação de indicativo nacional pelo fim da greve, por 52 votos a 46.

A disputa foi acirrada, com longas discussões desde as 10 horas da manhã. Agora a discussão será levada para as bases nas Universidades Federais. Na UFGD será convocada assembleia para esta segunda-feira (11), para definir se os funcionários de Dourados acompanham ou não o indicativo da Fasubra.

Na UFGD, a paralisação teve início dia 15. Na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), duas assembleias foram realizadas desde a convocação da greve nacional, mas os trabalhadores optaram por não aderir ao movimento.

A situação em Mato Grosso do Sul, com opiniões e posições distintas, retrata a condição do movimento nacional, uma vez que a decisão pela greve foi tomada com diferença de apenas dois votos. Na avaliação do coordenador do Sista/UFMS (Sindicato dos Funcionários Técnico-administrativos da UFMS), a decisão pela greve foi precipitada, já que governo e Fasubra estavam em fase de negociação, interrompida pela deflagração do movimento.

Nos siga no