Cidades

Com suspensão de agendamento do RG, opção em 12 cidades é esperar

Aline dos Santos | 30/03/2016 12:38

Com a suspensão do agendamento online do RG, moradores de Campo Grande e mais 11 municípios terão somente uma opção: esperar. A previsão da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) é de que o sistema volte a ficar disponível até 11 de abril. O agendamento eletrônico atende a Capital, Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

O sistema parou de funcionar após a troca da empresa que confecciona as carteiras de identidade. O agendamento ficou disponível até a última segunda-feira e no dia seguinte o serviço foi assumido pela M.I. Montreal Informática. O contrato entre a empresa e o governo do Estado foi publicado ontem, com valor R$ 3.478.500,00. Com sede em Belo Horizonte, a Montreal venceu pregão presencial.

Quem acessa o sistema, é avisado de que a agenda de abril está fechada temporariamente. O Instituto de Identificação Gonçalo Pereira, em Campo Grande, está aberto porque foram feitos agendamentos até dia 31 de março.

Conforme a assessoria de imprensa da Sejusp, não é possível informar quantas solicitações deixaram de ser feitas. A média mensal é de emissão de 10.500 carteiras de identidade em Mato Grosso do Sul, sendo 40% relativo à segunda via do documento.

A expectativa da secretaria é que a troca do sistema seja concluída antes do dia 11 e que a demanda reprimida seja normalizada até maio. A primeira emissão do RG é gratuita. Para a segunda via do documento, o custo é de quatro Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul), que corresponde a R$ 93.

Mudança - A nova empresa fornecerá o sistema, papel moeda, impressão, coleta de digitais, confronto de informação, além da emissão de todos os atestados e certidões de antecedente criminal. O pregão 002/2015 foi para contratar empresa “ especializada em fornecimento de serviços de solução integrada para modernização do Instituto de Identificação”. A validade do contrato é por 12 meses.

Nos siga no Google Notícias