Cidades

Com salário suspenso, pensionista reclama de Ageprev

Redação | 05/04/2010 11:30

Após descobrir na última quinta-feira que seu pagamento estava suspenso, a pensionista e aposentada Maria Leontina de Jesus, de 65 anos, teve hoje uma segunda frustração: só vai receber o dinheiro dentro de 20 dias, tempo suficiente para atrasar o pagamento de contas.

O pagamento da aposentada há 20 anos foi suspenso porque ela não fez o recadastramento na Ageprev (Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul). Ela, que também é pensionista há três anos e mora em Campo Grande, relata que não sabia da exigência de atualizar os dados e não recebeu a correspondência informando sobre os prazos.

Contudo, acreditava que a liberação do pagamento, a partir do momento em que fosse ao banco e confirmasse que estava viva, seria mais ágil. Maria Leontina conta que foi ao Banco do Brasil na última quinta-feira, véspera de feriado. Lá, recebeu informações desencontradas. Um funcionário disse que achava que não precisava ir à Ageprev. Outro, por sua vez, alegou que era melhor garantir e levar o documento à Agência de Previdência.

Desta forma, a aposenta foi hoje à Ageprev, sendo informada que só receberá dentro de 20 dias.  "Eles levam de 15 a 20 dias para dizer ao próprio banco que a pessoa está viva", questiona.

Cinco dias O diretor-presidente da Ageprev, Moacyr Roberto Salles, afirma que é a primeira reclamação que recebe sobre o prazo de liberação de aposentadoria suspensa. Segundo ele, o prazo é de no máximo cinco dias, contados a partir da data em que a agência bancária remete a informação à Ageprev.

De acordo com Moacyr Salles, o servidor deve ir até ao banco, que transmite eletronicamente a informação do comparecimento à Ageprev. A agência verifica os dados cadastrais, os repassa à tesouraria, que envia a autorização de pagamento ao banco.

"O ideal é que a pessoa não passasse por esse dissabor". Ele garante que a Ageprev enviou correspondência aos pensionistas, tanto informando sobre prazos quanto sobre a suspensão.

De acordo com ele, no dia primeiro de abril, data do bloqueio, mais de 200 pessoas foram ao banco para regularizar a situação cadastral. Devido ao ponto facultativo da quinta-feira e o feriado de Páscoa, a Ageprev só recebeu os dados hoje.

No ano passado, 15.860 servidores inativos foram convocados a se recadastrarem. O prazo terminou em 30 de novembro de 2009. A atualização faz parte de um programa de recenseamento para corrigir irregularidades, como aposentadorias pagas de forma ilegal.

Desde janeiro, o Diário Oficial do Estado publicou a suspensão de 545 benefícios. No último dia 24 de março, foi publicada uma lista com os pagamentos que serão suspensos no decorrer do primeiro semestre. Veja no Diário Oficial, a partir da página 73, os benefícios suspensos.

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