Cidades

Com pouca vacina, Sesau não terá posto volante no Centro

Redação | 19/01/2008 08:00

Com poucas doses da vacina contra a febre amarela em estoque, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) não montará posto de imunização volante no centro de Campo Grande. No último sábado, a vacina foi disponibilizada na rua 14 de Julho. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Henrique Mandetta, neste fim de semana a vacina só estará disponível nas unidades de atendimento 24 horas. E a procura é iontensa nesses locais. No posto Nova bahia, por exemplo, já foram 200 atendimentos pela manhã e no posto Guanandi a expectativa éde mil vacinas neste sábado.

Para os que não têm urgência, o conselho é que procurem durante a semana uma unidade básica de saúde. "Será bem mais tranqüilo", reforça o secretário. Na próxima semana, Campo Grande vai receber 25 mil doses da vacina. Contudo, se for mantida a média de 15 mil aplicações diárias, a remessa deve durar apenas um dia e meio. De acordo com ele, a meta para 2008 era imunizar 60 mil pessoas, porém mais de 80 mil já receberam a dose da vacina. Em 2007, a Sesau vacinou 65 mil pessoas.

A divulgação de casos de febre amarela na região Centro-oeste provocou uma corrida aos postos. No interior, faltou vacina contra a febre amarela em Dourados e Três Lagoas. A imunização é indicada para quem se vacinou há mais de dez anos ou irá viajar para área de risco. Válida por uma década, a vacina deve ser aplicada dez dias antes da viagem.

O Ministério da Saúde notificou 30 casos de suspeitas de febre amarela, 11 foram descartados, nove estão em investigação e dez foram confirmados. Sete pessoas morreram.

Nos siga no Google Notícias