Cidades

Com PF em descrédito, produtores rurais esperam que indígenas respeitem lei

Mariana Lopes | 31/10/2013 20:32

AA conclusão do julgamento do caso Raposa Serra do Sol, em Roraima, trouxe aos produtores rurais de Mato Grosso do Sul a discussão sobre o papel da Polícia Federal diante das invasões de terras e o respeito que os indígenas precisam ter com a lei.

Na audiência da CRA (Comissão de Agricultura e Reforma Agrária), do Senado, que discutiu demarcações de terras indígenas, o vice-presidente da Acrissul (Associação dos Criadores do Mato Grosso do Sul), Jonatan Pereira Barbosa, afirmou que a Polícia Federal está “desmoralizada” no Estado. “Se os agentes entregam um mandado de reintegração de posse, a liderança indígena rasga”, relatou.

O vice-presidente pontua que as decisões judiciais e do executivo precisam ser respeitadas pelos indígenas. “Ao rasgarem estes documentos, os índios argumentam que não respeitam a lei”, destacou Jonatan aos senadores.

Segundo ele, 75 propriedades rurais continuam ocupadas por indígenas no Mato Grosso do Sul. O vice-presidente da Acrissul ainda ressalta que as invasões são seguidas por atos de violência, com a destruição de instalações e máquinas.

O advogado da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul), Gustavo Passarelli, pontua que os indígenas têm direitos, mas que é preciso respeitar outros segmentos, no caso dos produtores rurais. “Todos nós somos brasileiros e devemos nos colocar sob a lei, respeitando-a”, afirmou.

Ainda na audiência, os senadores Delcídio Amaral (PT-MS) e Waldemir Moka (PMDB-MS) alertaram para situação no estado. Segundo o petista, empresas multinacionais que fecharam contratos com produtores locais para fornecimento de cana-de-açúcar estão revendo os acordos.

Nos siga no Google Notícias