Cidades

Com estoque baixo, banco de leite do HR precisa de doações

Marta Ferreira | 18/10/2011 18:25

O banco de leite materno do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul está precisando de doação. No último mês a quantidade de leite recebido, 50 litros, foi bem inferior a demanda mensal, que é de pelo menos 70 litros.

Em agosto, foi pior ainda. O HR coletou apenas 35 litros de leite. “A meta é coletar pelo menos 100 litros de leite por mês”, informou a gerente técnica do Banco de Leite, Fernanda Menezes Pereira..

Conforme Fernanda Menezes, toda mulher em período de amamentação que tenha produção excedente pode ser doadora. O Hospital faz o cadastro da doadora e solicita o exame pré-natal, que compreende sorologia para HIV, sífilis, HTLV (oncovirus), hepatite B e C.

O banco de leite oferece o serviço de coleta em domicílio, além de todo material apropriado para retirada do líquido como touca, máscara e recipiente de vidro esterilizado. Fernanda Menezes explica que uma equipe formada por um Bombeiro Militar e uma técnica do Banco de Leite vão até a residência da doadora para explicar como pode ser feita a coleta de leite. Este serviço de coleta é realizado uma vez por semana. O leite é retirado pela doadora diariamente, armazenado no recipiente e congelado.

De acordo com a gerente técnica, o leite serve, principalmente, para alimentar os bebês prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. “Atualmente nós temos 22 bebês sendo 10 de baixo peso. O leite materno é o ideal para que os bebês se recuperem mais rápido”, explica.

O Hospital Regional também aceita doações de recipientes de vidros com tampa plástica como aqueles de maionese e de café solúvel. As doações podem ser feitas ligando para o mesmo telefone do banco de leite.

As interessadas em serem doadoras podem ligar no telefone 3378-2715 e solicitar uma visita.

Nos siga no Google Notícias