Cidades

Com chuva só dia 13, onda de calor tem sensação térmica de 44ºC em MS

Aline dos Santos | 08/02/2014 10:38
Sol forte vem incomodando o sul-mato-grossense com onda de calor sem fim (Foto: Paulo Francis)
Sol forte vem incomodando o sul-mato-grossense com onda de calor sem fim (Foto: Paulo Francis)

A onda de calor que atinge Mato Grosso do Sul provocou sensação térmica de 44ºC ontem em dois municípios. De acordo com o meteorologista da Anhanguera/Uniderp, Natálio Abrahão Filho, o forte calor foi em Três Lagoas e Bataguassu.

No entanto, outros nove municípios registraram sensação térmica a partir de 40ºC: Água Clara (43ºC), Amambai (42ºC), Bela Vista (40ºC), Cassilândia (41ºC), Dourados (41ºC), Itaquiraí (42ºC), Jardim (41ºC), Juti (42ºC) e Maracaju (40ºC).

Em Campo Grande, que teve máxima de 34ºC, a sensação foi de calor de 38ºC. Segundo o meteorologista, enquanto as temperaturas sobem, a umidade relativa do ar desce, com registro de índices abaixo dos 20%. O recomendado para a saúde é umidade em, ao menos, 60%.

Conforme Natálio Abrahão, a chuva está abaixo do esperado e só deve voltar a partir do dia 13 de fevereiro. Um bloqueio atmosférico, localizado no litoral sudeste do País, impede a chegada da frente fria que está na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Em Mato Grosso do Sul, as regiões Norte e Sul estão há mais de 11 dias sem chuva.

Nos siga no