Cidades

Com câncer na bexiga, Bumlai será transferido para prisão domiciliar dia 21

Thiago de Souza | 18/03/2016 17:10
Bumlai conduzido por agentes federais após ser preso, em novembro. (Foto: Geraldo Bubniak / O Globo)
Bumlai conduzido por agentes federais após ser preso, em novembro. (Foto: Geraldo Bubniak / O Globo)

A Justiça Federal do Paraná autorizou, na tarde desta sexta-feira (18), a transferência do pecuarista José Carlos Bumlai, 71, da prisão em regime fechado para prisão domiciliar, em virtude de um tratamento contra um câncer na bexiga, diagnosticado na semana passada. A medida da Justiça determina que o pecuarista utilize tornozeleira eletrônica. 

O prazo de prisão domiciliar vai durar três meses e depois será reavaliado.

Bumlai, pecuarista em Mato Grosso do Sul, preso preventivamente, desde novembro de 2015, em Curitiba, é investigado por intermediar recursos para o PT e de ter atuado em negócios envolvendo a Petrobras.

Ele também é apontado como um dos que ajudaram a reformar o sítio em Atibaia, que Lula diz frequentar, junto com as empreiteiras Odebrecht e OAS.

Segundo noticiado pela Folha de São Paulo, Bumlai, amigo pessoal de Lula, confessou que fez empréstimo de R$ 12 milhões junto ao Banco Schahin, em 2004 e transferiu valores para o PT.

O tratamento contra o câncer, segundo o advogado do pecuarista, Arnaldo Malheiros, reduz as imunidades do paciente, por isso o médico recomendou que a prisão não é o melhor local para Bumlai receber as medicações.

Nos siga no