Cidades

UFMS tem campus novo, mas suspende oferta de vagas em Bonito

Vanda Escalante | 27/05/2011 13:05

Prédio foi construído para atender cursos com baixa procura, enquanto Campo Grande vive sucateamento das instalações.

Campus de Bonito, inaugurado em novembro de 2010. (Foto: divulgação)
Campus de Bonito, inaugurado em novembro de 2010. (Foto: divulgação)

A UFMS (Universidade Federal de mato Grosso do Sul) suspendeu, a partir de 2011, a oferta de vagas para os dois cursos que funcionam no campus de Bonito: o curso de Administração e o de Turismo e Meio Ambiente. De acordo com a assessoria de imprensa da UFMS em Campo Grande, o motivo da suspensão foi a falta de demanda, mas o diretor do campus, professor Noslin de Paula Almeida, a situação de baixa procura ocorreu apenas com o curso de turismo e Meio Ambiente.

De acordo com o diretor, o campus de Bonito abriga hoje 143 alunos. Cada um dos cursos tem duas turmas, que, segundo informou a UFMS, têm garantida a conclusão do curso. No último ingresso de alunos novos, no vestibular de inverno do ano passado, o curso de Administração teve as 60 vagas preenchidas. No curso de Turismo e Meio Ambiente ingressaram 18 alunos novos e outros 14 entre portadores de diploma e transferidos de outras instituições.

O campus tem ainda nove professore e seis funcionários técnico-administrativos. De acordo com o professor Noslin, a unidade de Bonito opera dentro da normalidade, embora haja uma “certa expectativa” quanto ao destino que será dado ao campus. Na UFMS, a informação é de que será feito um estudo (sem data para realização) para avaliara situação e definir o destino da unidade de Bonito.

Instalações – Integrando o Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), o campus de Bonito foi implantado em 2009 (junto com os campi de Naviraí e Ponta Porã) e foi inaugurado em novembro de 2010.

Com capacidade de atendimento para 520 alunos em cada turno, o campus de Bonito tem infraestrutura adequada para atender as atividades de ensino, pesquisa e extensão. São oito salas de aulas com capacidade para até 60 acadêmicos cada uma, biblioteca, laboratório de informática, salas administrativas, auditório com capacidade para 100 lugares e demais instalações para acomodar toda a estrutura pedagógica e administrativa do campus.

Salas de aula têm capacidade para 60 alunos. (Foto: divulgação)
Instalações novas abrigam cursos com oferta de vagas suspensa. (Foto: divulgação)

Histórico – A unidade da UFMS em Bonito iniciou suas atividades no ano letivo de 2009, oferecendo os cursos de Administração e Turismo e Meio Ambiente no período noturno, com o montante de 120 vagas, sendo 60 para cada curso. Inicialmente foi utilizado o espaço físico da Escola Municipal João Alves da Nóbrega e posteriormente as atividades foram transferidas para a Escola Municipal Professora Durvalina Dorneles Teixeira. A Prefeitura Municipal de Bonito cedeu então uma área de 4,5 hectares para a construção da unidade.

Até dois anos antes, Bonito contava também com dois cursos superiores, ofertados por uma instituição particular (a Iesf – Instituição de Ensino Superior da Funlec), que encerrou as atividades no município no ano de 2007. Os cursos ofertados eram nas mesmas áreas que os atuais: eram o curso de Administração Rural e o de Turismo. Mas, de acordo com o diretor do campus da UFMS, poucos dos atuais estudantes dos cursos ofertados pela Federal são oriundos da Iesf.

Nos siga no