Cidades

Com ampliação de faixa etária Hemosul espera aumentar em 13% doação de sangue

Viviane Oliveira | 18/06/2011 13:13

A expectativa do governo federal é ampliar o volume de sangue coletado no Brasil

O Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul) acredita que pode aumentar as doações de sangue a partir da criação do novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos, com novos critérios para a doação de sangue no Brasil.

A gerente técnica do Hemosul, Marina Sawada Torres, disse que o órgão estadual já tomou conhecimento da nova portaria. “Esperamos que a medida suprir nossa meta com a ajuda de divulgação na imprensa. Porém, a maior deficiência é do tipo de sangue negativo”, diz.

Nova Portaria- Segundo informações do Ministério da Saúde, a nova legislação estabelece diretrizes voltadas ao aumento da segurança para quem doa e recebe sangue no País e inova ao ampliar a faixa etária para candidatos a doação.

Com as medidas, a previsão do Ministério é que aproximadamente 14 milhões de brasileiros sejam incentivados a serem doadores.

A Portaria 1.353 determina, ainda, que a orientação sexual não deve ser usada como critério para a seleção de doadores de sangue.

Faixa etária - A partir da nova legislação, jovens entre 16 e 17 anos e idosos com até 68 anos também poderão doar sangue no Brasil. Pela norma anterior, a doação era autorizada para pessoas com idade entre 18 e 65 anos.

Com a ampliação da faixa etária para doação, a expectativa do governo federal é ampliar o volume de sangue coletado no Brasil que, atualmente, chega a 2,5 milhões de bolsas por ano.

Nos siga no Google Notícias