Cidades

Com 98 casos de dengue, Ponta Porã está em alerta

Redação | 11/06/2009 10:46

Com 98 casos de dengue notificados em Ponta Porã, o município está em alerta. A cidade é a segunda da região Sul do Estado a apresentar um quadro considerado preocupante em relação à doença já que em Dourados foram contabilizados 250 casos até maio deste ano.

Segundo matéria do site Mercosul News, o número pessoas com dengue cresceu consideravelmente e este aumento é considerado preocupante pelas autoridades sanitárias da cidade.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, os casos e os focos do mosquito Aedes aegypti não se concentram em apenas uma região. Há registros na área central, bairro da Granja e Jardim Aeroporto, além da zona sul, no Jardim Altos da Glória.

Outra região que preocupa, segundo os órgãos de saúde, é a Vila Lacíria, área nobre da cidade. Devido ao problema, ações de combate à doença foram intensificadas. As pulverizações são feitas nos locais onde foram detectados casos suspeitos e focos do transmissor.

A substância de borrifação é o inseticida deltametrina, que não é prejudicial à saúde humana. A coordenadora da campanha no município, Raquel Bortoline, recomenda que os moradores colaborem com o trabalho desenvolvido pelos agentes de saúde para evitar uma epidemia.

O registro dos 98 casos contraria a previsão das autoridades, que esperavam queda no número de doentes porque o vírus da dengue não resiste ao frio.

Os sintomas comuns da dengue são febre alta, dores no corpo e manchas avermelhadas. A recomendação é para que as pessoas não façam automedicação.

Outra orientação é para que a população não descuide nas ações rotineiras de eliminação de possíveis criadouros do mosquito da dengue, que são locais onde há acúmulo de água.

Nos siga no Google Notícias