Cidades

Clientes podem trocar operadora de saúde sem cumprir carência

Fabiano Arruda | 27/07/2011 12:20

Usuários de planos de saúde poderão mudar de planos coletivos por adesão a partir de amanhã sem precisar cumprir as novas carências. As operadoras de saúde têm até hoje para se adaptar às novas regras de portabilidade. O prazo é determinação da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Com a medida, a ideia da medida é estimular o fluxo maior de clientes entre as operadoras e aumentar a concorrência entre elas.

Pelas novas regras, cerca de 5,14 milhões de beneficiários de planos por adesão se tornam aptos a mudar de operadora, segundo dados da ANS.

Em Mato Grosso do Sul, ainda conforme dados da agência, são mais de 408 mil clientes de planos privados de assistência médica.

A exceção é para usuários de planos coletivos empresariais, que representam cerca de 70% do mercado, e os de contratos anteriores a 1999, que vão continuar sem o benefício.

Outra novidade que o cliente ganha é o direito à portabilidade especial para beneficiários de planos que estão em crise financeira, sob intervenção da ANS. Antes, estes usuários tinahm de cumprir carências.

O aumento da abrangência geográfica também está entre as novidades. Agora, um usuário de contrato municipal poderá optar por um plano de abrangência estadual ou nacional.

Além disso, o prazo para a mudança de contrato foi ampliado. Pela norma anterior, a migração poderia ser feita no mês de aniversário do contrato ou no mês seguinte. Agora, os consumidores terão o mês de aniversário e os três seguintes para mudar. (Com informações da Agência Estado)

Nos siga no Google Notícias