Cidades

Choques elétricos mataram 52 em MS nos últimos 5 anos

Redação | 21/08/2008 14:06

Pelo menos 52 pessoas morreram entre 2003 e 2008 vítimas de descargas elétricas. A maior parte dos acidentes, cerca de 80%, acontecem no campo. Dados da ABCE (Associação Brasileira das Concessionárias de Energia) apontam 986 pessoas vítimas acidente na rede elétrica no País entre 2001 e 2006. Do total, 326 foram fatais.

Em Mato Grosso do Sul, o último acidente foi registrado no dia 14 em Maracaju, distante 164 quilômetros de Campo Grande. Luiz Carlos Zogonel sofreu uma descarga elétrica ao encostar a cabeça em um fio de alta tensão.

De acordo com relatos de testemunhas, ele dirigia uma colheitadeira e a estacionou na rodovia que liga Sidrolândia a Maracaju. Enquanto a máquina era abastecida, Zogonel subiu no veículo e, sem perceber, tocou o fio. A descarga elétrica o atirou no solo.

Neste ano, todos os cinco acidentes fatais registrados na rede elétrica em Mato Grosso do Sul aconteceram no campo. No ano passado, foram 14 acidentes; 2006 registrou seis; em 2005 foram dez; em 2004 houve 15 e dois foram registrados em 2003.

De acordo com a Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul), a área rural é alvo de campanha específica para realização de acidentes. A assessoria de imprensa da empresa informa que o próprio calendário de auto-leitura das contas de energia dos imóveis do campo têm anúncios e orientações sobre como evitar acidentes.

A empresa informou, ainda, que são emitidos alertas de segurança em campanhas do rádio, folhetos explicativos e imãs de geladeira. O objetivo é ar visibilidade à necessidade da prevenção de acidentes.

Nos siga no Google Notícias