Cidades

Cerimônia do Dia da Bandeira no CMO reacende patriotismo de estudantes

Filipe Prado e Graziela Rezende | 19/11/2013 17:30
Incineração da bandeira é feita em ato simbólico, com bandeiras inservíveis (Foto: Marcos Ermínio)
Incineração da bandeira é feita em ato simbólico, com bandeiras inservíveis (Foto: Marcos Ermínio)

Para comemorar o Dia da Bandeira, o CMO (Comando Militar do Oeste), junto com cinco escolas municipais e estaduais de Campo Grande, realizou cerimônia de hasteamento e queimada das bandeiras inservíveis.

Pontualmente, ao meio dia, cerca de 40 alunos presenciaram a cerimônia de hasteamento e também a incineração de uma bandeira inservível, que está rasgada, descolorida ou em mau estado, em um ato simbólico. A cerimônia é repetida por todo o país.

Na solenidade, o patriotismo de muitas crianças voltou a “queimar”, como o de Osvaldo de Freitas, 14 anos. “Quero conversar com a minha família sobre o dia de hoje, porque quero seguir a carreira militar”, comenta o garoto.

Eles até comentam da falta de patriotismo de muitos brasileiros. “Se precisasse defenderia Brasil até a morte e também pretendo seguir a carreira do exercito. hoje, infelizmente, todo mundo só é patriota na copa”, conta Crislayne de Matos Santos, 15.

Outros não conheciam o trabalho do CMO, como a aluna do 1º ano do Ensino Médio, Adriele Epifanio, 15. “É a primeira vez que vou pessoalmente ao exército, apesar disso respeito à bandeira, não me considero uma patriota, mas o legal foi conhecer de perto o trabalho e respeito do exército”, comenta a aluna.

Mas a cerimônia marcou muitos visitantes. “Sempre vou lembrar o dia 19, como o dia da Bandeira, daqui pra frente”, relata Amanda Coelho, 16.

Nos siga no