Cidades

Censo da Bacia do Alto Paraguai seleciona coletores

Redação | 16/07/2010 21:57

Na última semana foi realizada a seleção dos coletores de dados que atuarão no projeto "Censo Estrutural da Pesca" na BAP (Bacia do Alto Paraguai). A iniciativa é do MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) para desenvolver o Sinpesq (Sistema Nacional de Informações da Pesca e Aquicultura) e será realizado em todo o país a fim de obter informações sobre a pesca.

Esses dados serão utilizados no ordenamento, no fomento e no aprofundamento de pesquisas relativas à atividade. No estado, o projeto está sendo executado pela ONG Ecoa (Ecologia e Ação), em parceria com Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Pantanal, Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Federação, Colônias e Associações de Pescadores.

Todos os órgãos pretendem levantar informações sobre a atividade pesqueira nos municípios de Anastácio, Aquidauana, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque, Ladário, Miranda, Porto Murtinho e Terenos.

Ao todo, nove pessoas ligadas às comunidades pesqueiras trabalharão durante quatro meses aplicando questionários nas áreas onde as atividades pesqueiras são desenvolvidas. A meta é que os coletores entrevistem aproximadamente 80% dos pescadores, percorrendo também as regiões mais distantes destes municípios.

Entre outras ações, o Censo, em seu âmbito nacional, visa entender as características da produção industrial e artesanal e as diferenças entre a pesca marinha e de água doce, para que seja possível interpretar as particularidades de cada cenário e criar ações que promovam a sustentabilidade da pesca dentro das realidades regionais.

Conforme Bibiana Gindri, bióloga membro da Ecoa e supervisora do projeto, a ONG realizará, ainda este mês, um treinamento específico para o pessoal selecionado, onde o material de trabalho e de identificação do projeto será fornecido.

Nos siga no Google Notícias