Cidades

Caveirão recebe batismo para encarar operações especiais

Redação | 22/06/2010 17:44

Após alterações mecânicas e uma nova pintura estilizada, o Apolo 107, ou Caveirão, novo veículo blindado do Garras (Grupo Armado de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Seqüestros), da Polícia Civil, está pronto para entrar em ação. Ele deve receber o batismo do governador André Puccinelli esta noite na governadoria.

O Caveirão nasceu como um veículo de transporte de valores que foi doado ao governo do Estado. Recebeu mudanças para encarar o novo serviço: escada, giroflex, luzes especiais, pintura com direito ao crânio com a faca cravada, para choques para impacto, estribo para transporte rápido e um gancho traseiro, que suporte 5 toneladas e pode derrubar portões, muros ou retirar grandes obstáculos.

De acordo com o delegado titular do Garras, Ivan Barreira, o veículo de 8 toneladas será utilizado em operações especiais e no combate de roubos a banco ou crimes em que forem utilizadas armas de grosso calibre.

E o delegado garante: o Caveirão de Mato Grosso do Sul é mais completo que o do Rio de Janeiro, estado pioneiro neste tipo de veículo. Lá, o veículo tem utilidade cerca, usado para entrar em morros onde traficantes usam armamento pesado.

A caveira na frente possui um significado especial. "Remete à vitória da vida sobre a morte", explica o coordenador de operações do Garras, investigador Roberto Medina Filho.

Segundo ele, o veículo seria muito útil no caso do roubo a dois bancos em Costa Rica, em dezembro de 2008, apesar da distância considerável para deslocamento, 305 quilômetros de Campo Grande.

Na ocasião, sete assaltantes armados com fuzis AR-15 levaram R$ 700 mil das agências.

Nos siga no Google Notícias