Cidades

Católicos fazem Vigília Pascal neste Sábado de Aleluia

Redação | 11/04/2009 10:36

Sábado de Aleluia não é dia apenas de malhar o Judas, brincadeira conhecida na Semana Santa como lembrança sobre a traição que levou Cristo a ser crucificado. A principal celebração hoje entre os católicos é a Vigília Pascal. Nas paróquias de Campo Grande, a celebração começa às 20 horas e será longa.

Na Igreja Perpétuo Socorro, por exemplo, a previsão é de vigília até às 23h30.

O dia para os católicos é de silêncio, de preparação simbólica pela ressurreição de Jesus Cristo. A celebração é a principal das vigílias, representa a espera da vitória do senhor sobre a morte.

Também hoje, ocorre a bênção do fogo e da água, elementos que indicam a luz e a vida.

São quatro momentos: liturgia da luz, liturgia da palavra, liturgia batismal e liturgia eucarística. Na liturgia da luz, os fiéis adoram Jesus ressuscitado. Em seguida, o Círio Pascal é aceso e representa Cristo como luz da humanidade.

O círio traz o desenho de uma cruz e os algarismos alfa e ômega, que representam Jesus como o princípio e o fim de todas as coisas.

Na liturgia da palavra, são proclamadas nove leituras, podendo-se reduzir para quatro (a missa convencional tem apenas três, do Antigo e do Novo testamentos).

Na liturgia do batismo, os fiéis renovam seu compromisso batismal. A liturgia da eucaristia é o momento em que os católicos dão graças pela Páscoa do Cristo e participam da comunhão.

O grande momento de confraternização é no Domingo de Páscoa. A palavra "páscoa" vem do hebreu "Peseach" e significa "passagem". Era vivamente comemorada pelos judeus do Antigo Testamento.

Inicialmente, a Páscoa representava a passagem do Mar Vermelho, quando Moisés conduziu o povo hebreu para fora do Egito, para escapar da escravidão.

Nos siga no Google Notícias