Cidades

Caso de raiva animal na Bolívia acende alerta em Corumbá

Redação | 22/07/2010 14:00

O surgimento de um caso de raiva animal em Puerto Suarez, cidade boliviana próxima à fronteira com Corumbá, acendeu o alerta para as autoridades de saúde no município brasileiro. Foi o primeiro caso deste ano.

O caso verificado em um cão foi confirmado pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e uma equipe já entrou em contato com as autoridades bolivianas sobre o assunto. A preocupação maior é quanto ao risco de seres humanos terem tido contato com o animal infectado.

A gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria Executiva de Saúde, Viviane Ametlla, informou que a Prefeitura aguarda uma decisão das autoridades bolivianas para programar ações a serem realizadas. Uma delas seria a imunização dos animais cães e gatos.

Em 2009, Puerto Suarez teve dois casos e Puerto Quijarro três. "O surgimento deste caso preocupa. Puerto Soarez está próxima da fronteira com Corumbá e a circulação viral é forte na região", diz Viviane Ametlla.

Segundo ela, há dois anos Corumbá não tem casos de raiva animal.

No fim do ano passado, a Prefeitura de Corumbá realizou campanha de vacinação em Puerto Suarez. Foram aplicadas 2 mil doses de vacina.

Nos siga no Google Notícias