Cidades

"Cartilha" sobre segurança pública fica pronta em 2010

Redação | 14/11/2009 14:41

A partir do início de 2010, operadores da segurança pública de Mato Grosso do Sul estarão com o Manual do Operador de Segurança Pública em mãos. Inicialmente, serão impressos oito mil exemplares, com 700 páginas cada.

A "cartilha" como principal função a padronização dos procedimentos policiais nas atividades do dia a dia.

As informações que constam no Manual referem-se ao trabalho das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, CGP (Coordenadoria-Geral de Perícias), Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança), CFAP (PM e Bombeiros), e Acadepol (Academia de Polícia).

"O Manual vai servir tanto para os operadores que já atuam como para os novos policiais formados, e também para quem está na academia. Para quem atua, o Manual vai auxiliar em como se portar frente à uma situação, como deve ser feito o controle, quais as primeiras ações e o acionamento dos outros ramos responsáveis", explica Alberto Dias Terra, perito criminal, e representante da CGP na comissão de elaboração do manual.

Alberto ilustra a utilização do manual com um acidente de trânsito. "Um policial militar, ao passar por um acidente, deve isolar o local para evitar a contaminação das provas, dar atendimento aos feridos, caso houver, e acionar o Ciops e Corpo de Bombeiros", diz o perito.

Nos siga no Google Notícias