Capital

Visita de técnicos do Ministério da Saúde pode ampliar recursos de UPA’s

Mariana Lopes | 14/05/2013 16:04
Na tarde de hoje, técnicos visitaram a UPA do bairro Universitário (Foto: Marcos Ermínio)
Na tarde de hoje, técnicos visitaram a UPA do bairro Universitário (Foto: Marcos Ermínio)

Técnicos do Ministério da Saúde visitam, entre hoje e amanhã, três UPA’s (Unidade de Pronto Atendimento) de Campo Grande. A vistoria será para habilitar e qualificar os postos de saúde e, assim, ampliar o repasse de recursos federal, estadual e municipal.

Na tarde desta terça-feira (14), a vistoria aconteceu na UPA do bairro Universitário, que atualmente é a única habilitada para receber recursos do Ministério da Saúde, um repasse de R$ 175 mil por mês. Do governo estadual, a unidade recebe mais 25% deste valor, além de mais 25% de repasse municipal.

A expectativa, de acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, é de que os técnicos aprovem a estrutura da UPA Universitário e assim a qualifiquem no porte dois. Caso isso ocorra, o valor dos respectivos repasses será dobrado.

Na quarta-feira (15), serão vistoriadas as UPA’s dos bairros Coronel Antonino, que tenta habilitação e qualificação de porte 3, e Vila Almeida, que prospera também pela habilitação, mas com qualificação de porte dois.

De acordo com o secretário adjunto de Saúde, Victor Rocha, as unidades passaram por adequações para que sejam habilitadas e qualificadas. “A unidade do Coronel Antonino recebeu uma sala de higienização na área vermelha”, informou.

Ainda segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, os técnicos do Ministério da Saúde analisam principalmente a estrutura das unidades de saúde, que devem estar de acordo com o padrão nacional.

Nos siga no