Capital

Vigilância sanitária fecha academia sem licença na área central da Capital

Paula Vitorino | 07/11/2011 16:09

Estabelecimento funcionava sem licença e registro. Outra academia foi notificada pela primeira vez por não possuir registro

Academia foi fechada e tem prazo de 15 dias para regularizar situação. (Foto: João Garrigó)
Academia foi fechada e tem prazo de 15 dias para regularizar situação. (Foto: João Garrigó)

A academia Positivamente, na rua 13 de Junho – bairro São Francisco, foi fechada nesta manhã pelos fiscais da Vigilância Sanitária. De acordo com o CREF/MS (Conselho Regional de Educação Física), a academia não tem licença da Vigilância e registro no CREF para funcionar.

O local funcionava irregularmente desde 2006, quando recebeu a primeira notificação dos órgãos, e nunca regularizou a situação.

Ainda de acordo com o presidente do CREF, Domingos Sávio da Costa, o site da academia apresenta nomes de instrutores que não possuem registro no Conselho. No entanto, no momento da fiscalização nesta manhã havia uma profissional habilitada no local.

A fiscalização aconteceu em conjunto com equipes do Procon, CREF e Vigilância. Os fiscais ainda notificaram a academia Summer Fit, na Avenida Tamandaré – Vila Sobrinho, por falta de licença para funcionamento.

O coordenador de fiscalização do CREF, Miguel Castro, explica que a academia primeiro é autuada e, se não regularizar a situação, pode ser fechada pela Vigilância.

A academia precisa ter registro no Conselho para conseguir tirar a licença de funcionamento da Vigilância. O estabelecimento também só pode funcionar com profissionais formados em Educação Física, credenciados pelo CREF.

As fiscalizações nas academias continuam durante a tarde, mas agora de forma rotineira. Miguel ressalta que serão autuados outros estabelecimentos que estão irregulares.

Os estabelecimentos notificados têm o prazo de 15 para regularizar a situação.

Nos siga no